Coordenador : Veronica Figueiredo do Amaral
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389403.2199.154850.23022023
Departamento/Setor: GIM
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público-alvo são alunos do segmento da Educação Básica do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Município de Niterói. Também haverá o incentivo para a participação dos professores de Ciências nas Oficinas direcionadas aos alunos.
Local de atuação: Escolas públicas do município de Niterói
Objetivo
Esse projeto pretende divulgar conhecimentos sobre Ciência e Saúde nas escolas públicas do Município de Niterói, e assim, encantar os alunos para o aprendizado das ciências biológicas. O projeto apresenta os seguintes temas principais: Caça aos Micróbios, O que é a Leishmaniose! Dengue como prevenir? Vacinas e Vacinação e Aproveitamento Integral dos Alimentos. Serão montadas oficinas com uso de microscópios, observação de microrganismos (fungos fermentadores do pão), experimentos de fermentação e outras exposições científicas e lúdicas (jogos). Essas oficinas foram desenvolvidas para proporcionar uma vivência em um laboratório de ciências biológicas apresentando atividades, como por exemplo, observação de células em microscópios. Os conhecimentos científicos sobre os microrganismos, ciclos biológicos dos vetores, importância da doença e prevenção sanitária e imunoproteção serão expostos e dialogados entre professores, monitores e alunos. As falsas narrativas disseminando até ideias de implantes de microchips e várias teorias de conspiração sobre o uso de vacinas precisam ser debatidas. Esse projeto também visa fortalecer relações dos alunos do ensino superior com estudantes de ensino fundamental, incentivando a permanência na escola e despertar transformações. Além de integrar docentes das escolas do município e professores da Universidade Federal Fluminense .
Resumo
O ensino nas escolas públicas apresenta grandes desafios quanto ao acesso à informação e ao conhecimento científico. Infelizmente, poucas escolas possuem infraestrutura adequada para o ensino, comprometendo o aprendizado dos alunos sobre o conhecimento científico. O projeto propõe oficinas interdisciplinares dialogadas e interativas nas salas de aulas com os seguintes temas: 1º Caça aos Micróbios, mostra a existência de microrganismos presentes no dia a dia e a importância do saneamento básico; 2º O que é Leishmaniose? A leishmaniose vem se expandido e , a necessidade de informação revela a importância para que o estudante seja capaz de participar do seu controle; 3º Dengue como prevenir? A necessidade de conhecer o ciclo biológico dos vetores e as consequências das doenças são primordiais para que o indivíduo saiba se proteger; 4º Vacinas e Vacinação, a ciência está apostando nas vacinas e medidas sanitárias que precisam ser debatidas e inspirem reflexão e 5º Aproveitamento integral dos alimentos, nutrientes podem ser encontrados em diferentes partes das plantas. Essas oficinas foram desenvolvidas para proporcionar uma vivência em um laboratório de ciências biológicas apresentando atividades, como por exemplo, observação de células em microscópios e experimentos científicos. O envolvimento dos docentes do ensino básico e superior de diferentes áreas de formação (veterinária, farmácia, nutrição e biologia), estudantes do Ensino superior e básico nos diferentes temas de importância em saúde pública através das Oficinas científicas e debates poderá promover mudanças de atitudes na consciência sobre a sua saúde, do entorno e reflexões sobre direitos e deveres a cidadania.